Acabo de maratonar Punisher/Justiceiro e posso afirmar que é a minha produção Marvel/Netflix favorita de longe.

Um dos fatores que possivelmente levaram esta série a ser uma das mais bem construídas foi o fato de pegarem um dos anti-herói mais queridos (?) e trabalhado muito bem a história em que o seu passado novamente veio lhe cobrar e de quebra apresentando novas personagens do universo do herói.

A maioria de vocês deve saber que o Justiceiro faz jus a seu apelido e traz sua justiça aos que ele considera ruins/maus/culpados, ou outro adjetivo a sua escolha, e acaba com o mal pela raiz depositando seus nêmesis a sete palmos. O fato deste modo de agir não ser do feitio do herói cartunesco comum pode vir a gerar simpatia da ala mais, digamos, conservadora, revanchista e violenta da sociedade. Para esta parcela eu digo: olha, se vocês respirarem com calma vão perceber que o Punisher é apenas uma crítica ao vigilantismo e a lei de Talião. Pura e simples análise do limite que uma pessoa pode cruzar. Inclusive há uma parte da história em que alguém interpreta mal o que ele faz e só posso dizer que tudo acaba em sangue e lágrimas, como todo bom episódio.

Outro aspecto interessante dessa história foi focar também no lado mais humano e sentimental da personagem. Mesmo sendo um brucutu militar mal-encarado, ele não sabe lidar muito bem com seus próprios sentimentos e ao passo que vemos ele, aparentemente, resolvendo seus sentimentos, seus pesadelos vão suavizando. Mesmo que ele seja um lobo solitário na sua luta contra o crime, percebemos que ele depende de muitas outras pessoas e acaba até se preocupando com elas mais do que esperaríamos.

Pontos positivos:

  • Não perdeu tempo com a origem da personagem;
  • Episódios de quase uma hora que mais parecem três de tão denso e bem conduzido que é;
  • Melhores construções de personagens, até mesmo os mais fracos.

Pontos negativos:

  • Somente 13 episódios;
  • Estou procurando outros.

Fica aqui minha recomendação desta produção que tem o potencial de alavancar as próximas temporadas dos heróis da série Alias da Marvel e quem sabe Punho de Ferro e Luke Cage não sejam tão ruins ou mornos daqui para frente como foram em suas estreias.

Ps: não sou um profundo conhecedor da mitologia do Justiceiro, o que encaro como boa coisa, e não percebi nenhuma incongruência ou mudança nas personagens, mas caso tenha achado algo estranho, deixe seu comentário!