Já assistiu Rick and Morty? Caso não, Rick and Morty é um desenho transmitido no Cartoon Network, no bloco Adult Swim. Nascido de um curta-metragem paródia de De Volta para o Futuro, você acompanha as aventuras do cientista bêbado Rick e seu neto Morty. As duas primeiras temporadas estão disponíveis no Netflix.

Pode-se dizer que é o desenho cultuado do momento, pois além de enredos bem estranho, fazem referências a muitas situações da cultura pop atual. Até tem gerado reações bem infantis por parte dos fãs, mas isso é assunto para outro texto.

Enfim, o que eu quero falar nesse texto não é do desenho. Quero falar de Pocket Mortys, um jogo gratuito para android e ios, que é uma paródia de Pokémon.

No Pokémon você é um treinador e tem que pegar pokémons e se tornar o melhor treinador do mundo, certo? No Pocket Mortys você é o Rick e tem que pegar quantos Mortys você quiser e derrotar o Conselho dos Ricks.

Os Mortys são divididos em três categorias: pedra, papel e tesoura – isso mesmo, igual a jokenpô. Mas somente você tem o Morty neutro, que serve como um coringa. Podemos dizer que é o Morty original, mas como já foi dito no desenho que existe infinitos universos, tem como dizer qual é o Morty original?

Você só pode andar com cinco Mortys, o que você capturar além disso é automaticamente enviado para a Creche de Mortys. Lá, eles podem ser combinados e gerar um novo Morty, desde que sejam da mesma categoria. Por exemplo: dois Mortys com camiseta azul vira um Morty com camiseta vermelha.

Além dos Mortys, você também coleta variado tipos de objetos, que combinados podem servir para melhorar seus personagens.

Lançado em 2016, com possibilidade de multiplayer só lançado agora em 2017, Pocket Mortys foi considerado como cânone da série de desenhos. Se você gosta de Pokémon e gosta de Rick and Morty, provavelmente vai gostar do jogo, ainda mais porque é bem engraçado ver a grande variedade de Mortys que eles criaram.