Recentemente a Netflix lançou o show de stand-up/documentário Jerry Before Seinfeld. E é sobre, como o próprio nome já diz, Jerry Seinfeld.

Há algo que talvez algumas pessoas mais novas não saibam: Jerry Seinfeld alcançou o sucesso principalmente por causa da série de comédia que ele protagonizou, chamada… Seinfeld. Mas antes da série ele fazia apresentações em casas de stand-up e aparições em alguns programas de televisão, lá nos EUA. Então o que temos no Netflix é uma apresentação dele com as piadas que o tornaram famoso, antes do seriado. Obviamente que já assistiu a série conhece a maioria das piadas que ele conta nesse especial.

Eu gosto do Jerry Seinfeld. Gosto da forma como ele conta suas piadas e de como ele consegue abordar alguns assuntos quase beirando o politicamente incorreto, mas se nunca entrar nele de fato. Bem, ao menos nesse especial, na série a história é outra.

Vi algumas criticas quanto a esse especial, dizendo que as piadas eram repetidas. Bem, provavelmente essas pessoas não prestaram atenção no título, pois “Jerry Before Seinfeld” já deixa bem claro o que você vai assistir. Há algo interessante nas piadas é que é o seguinte: não importa se ela é repetida ou se você já a conhece, se bem contada o riso é certo.

Além do show stand-up, temos algumas cenas e fotos dessa época, conseguindo trazer o espectador para esse ambiente mais saudosista e até mesmo humano. Jerry Seinfeld é tão bom nisso que se propõe que até parece que ele é intocável, humano. Inclusive ele faz uma piada sobre as pessoas acharem que também podem ser humoristas. A sensação que tive é que a diferença entre ele e nós é que ele deu o passo adiante.

Se você tem uma conta no Netflix e está querendo algo engraçado para assistir nas próximas duas horas, recomendo Jerry Before Seinfeld. E agora é esperar a segunda parte desse especial, que provavelmente vai abordar a vida dele após o seriado e com algumas piadas novas.

ps.: bem que a Netflix podia conseguir os direitos de transmissão da série, hein.