Viscera Cleanup Detail é um jogo criado por um estúdio sul-africano chamado RuneStorm. Sua versão completa foi lançada em 2015, então já tem dois anos que o jogo está disponível no mercado. Mesmo assim, só agora em 2017 é que eu consegui jogá-lo. Já estava fazia tempo na minha lista de desejos no Steam e recentemente seu preço baixou, então resolvi comprar.

É o melhor jogo para jogar enquanto se ouve podcast. Sério!

Primeiro, qual a história do jogo: você é um empregado de alguma grande empresa de faxina e precisa limpar um local que foi palco de algum confronto entre humanos e alienígenas. E tem vários cenários para limpar.

Sim, basicamente é isso.

Nos cenários você vai encontrar muito sangue, pedaços de corpos humanos e aliens, sangue verde, marcas de tiros. E também vai encontrar copos plásticos descartáveis, pacotes de salgadinhos, papéis amassados, memorando sobre o que aconteceu ali e alguns pendrives.

Os pedaços de corpos e outros lixos sólidos você coloca dentro de uma caixa amarela e leva para o incinerador. Basicamente eu gosto de incinerar tudo que está no cenário, de pedaços de corpos a barris de pólvora.

Já as manchas de sangues (humanas ou não), você limpa com água e esfregão. Mas há um limite, a água vai ficando suja e quando você percebe, está na verdade sujando mais do que limpando. Então tem que ficar atento a isso. Se deixar cair a água, vai manchar tudo. Depois, é só incinerar os baldes.

Ao final de tudo, é só clicar em um painel e selecionar se deseja voltar para a base ou quer continuar limpando. Sua pontuação vai depender do seu empenho em deixar o cenário bonito novamente para o próximo confronto que tiver lá. É como se você estivesse jogando Doom (ou outro jogo de tiro em primeira pessoa) e logo depois que você passasse por uma fase, houvesse uma equipe responsável em deixar tudo organizado para o próximo jogador.

Como a graça do jogo é basicamente essa, ele pode se tornar monótomo demais. Ainda porque depois de dois cenários você já desenvolveu alguma estratégia de limpeza. Eu alterno entre duas: incinerar todos os corpos e sujeiras sólidas e depois limpar com água ou ir até a parte mais distante, limpar ela por completo e depois ir para outra parte.

Por isso eu falei que é legal você fazer jogar enquanto ouve algum podcast. Não é um jogo que pede muita concentração. Um podcast dura entre uma e duas horas. É o tempo médio de limpar todo um cenário. Você pode escolher algum podcast de preferência (e espero que sua preferência seja a nossa Radiobla).

Recomendo esse jogo? Sim, bastante. Ele é legal, permite jogar multiplayer local ou online (o que pode permitir dar umas risadas) e não custa tão caro assim. É bom para matar o tempo.