Se tem algo que eu nunca consegui, e provavelmente nunca conseguirei plenamente, é ser um cara organizado. Diferente da minha esposa, que consegue ser 100% organizada em suas atividades, eu consigo ser 40% organizado, talvez mais. Apesar disso, as vezes tenho rompantes organizacionais. Acabo organizando minha coleção de gibis, minhas gavetas de roupas ou minha pasta de música no computador. Essa, alias, é o que eu resolvi re-re-reorganizar.

É preciso deixar claro que eu sou um cara de mp3. Possuo alguns cds, alguns vinis, mas muitas músicas em mp3. Streaming de música não conseguiu me ganhar, diferente do streaming de vídeo. Tentei gostar do spotify, do deezer e de tantos outros, mas nenhum me conquistou. Eu ouço música principalmente quando estou fora de casa, na rua, e esses serviços pedem conexões para ouvir as músicas. E, convenhamos, as conexões mobiles no Brasil são péssimas e caras. Eu sei que eu posso salvar antes que músicas que quero ouvir… mas isso não me conquistou, foi mal aí.

Sem título

Um print de uma parte da minha pasta de músicas

Voltando ao assunto desse texto: estou revendo como minhas músicas estão organizadas. A pasta de música está devidamente organizada, de acordo com o meu toque. Primeiro eu deixo o nome das mp3s devidamente padronizadas e 0s álbuns separados por ano de lançamento. E dentro de cada pasta um arquivo com a capa do álbum.

Mas a porca torceu o rabo quando eu vou ouvir as músicas no iTunes. Muitas estão desorganizadas, sem a capa e sem letras anexadas no arquivo. Jesus amado, que desespero isso me dá!

Claro que para organizar isso eu resolvi tomar o caminho mais longo.

Primeiro transformei minha pasta de música em uma lista de excel. Depois eu organizei em colunas: Grupo, Álbum, Capa, Letra. E nela vou registrando se cada item está está preenchido com um sim. Caso não esteja, eu coloco um não para o item. Depois que eu fizer esse levantamento, começo a arrumar cada um que estiver com um não, seja lá em qual item.

Eu ainda estou em Alice in Chains. A última é a Zélia Duncan e entre esses dois ainda tem 29 mil linhas. Vai dar trabalho? Com certeza.