Não é segredo para ninguém que eu estou aprendendo a tocar guitarra. Já escrevi sobre isso algumas vezes aqui no blog. E eu estou tentando aprender sem a ajuda de algum professor, por isso tenho alguns livros com exercícios. E também dois “jogos” para ajudar: Rocksmith e Yousician.

Eu coloquei jogos entre aspas porque eles estão mais para programas que te ajudam a tocar do que jogos do modo como conhecemos. Antes de falar qual ajuda mais a aprender, melhor eu dar um panorama sobre os dois.

O Rocksmith foi criada pela Ubisoft e a ideia soa como “e se você tocasse Guitar Hero com uma guitarra de verdade, ao invés de uma de plástico com 5 botões?”. Você pluga sua guitarra com o real tone cable (um cabo proprietário que é caro e difícil de achar) e aí o jogo vai reconhecendo os acordes que você tocará, de acordo com o que vai aparecendo na tela. Duas versões foram lançadas: em 2012 e em 2014. A de 2014 já tem como slogan “a maneira mais rápida de aprender guitarra”.

rocksmith-2014-1

E é aí que a porca torce o rabo: ela só é a forma mais rápida de aprender se você já souber tocar o básico. Se você nunca pegou numa guitarra e não tem ideia de como isso funciona, sinto te dizer, mas não é para você. o RS2014 tem vídeos e lições, mas são sempre as mesmas. Ele parte da ideia de que você viu como funciona e “vamos lá tocar músicas!”. Logo de cara você já percebe que não está tocando a música escolhida, você está tocando algumas notas e o jogo vai percebendo sua evolução e vai gradualmente ficando mais difícil, até mostrar os acordes corretos da música.

rocksmith-2014-2

Você vai perceber que até tocar a música, vai repetir a mesma lição várias vezes. E nessas lições são sempre as mesmas músicas, os mesmos acordes. Para sanar isso, há vários mini-jogos em que você precisa tocar um acorde para atirar em um meteoro ou apertar determinado traste e corda para acertar um pato, por exemplo. É engraçado? Sim. É útil? Não. Tire a guitarra e coloque um controle e teremos praticamente a mesma coisa. Convenhamos que você quer tocar guitarra, não atirar em patos ou meteoros.

O Yousician também um programa que tem como proposta te ensinar a tocar guitarra. Além da guitarra, ele oferece a oportunidade de aprender piano e ukelele. Logo de cara ele já te deixa claro que a ideia é muito mais voltado para aprender a tocar do que ser um jogo.

yousician-1

Sua interface é mais simples e você não precisa ter um cabo especifico. Você pode usar um microfone para captar o som do instrumento, logo, sai mais barato do que comprar um cabo especifico. E também possui versão para celular, e sincroniza o seu progresso. Só que para usar, seja no pc ou no celular, você tem que estar conectado à internet.

No inicio de cada lição tem um vídeo explicando o que vai ser ensinado, de forma bem didática. Após isso você fará um exercício para ver se compreendeu. Pode ser tocar alguns acordes ou algumas notas. Após isso, terá quatro ou cinco músicas diferentes para exercitar a lição. Essas músicas foram compostas por eles mesmo, não espero algo conhecido. Por exemplo: você vai aprender os acordes dó (C), lá (A) e mi (E). As próximas músicas terão apenas esses acordes para você exercitar.

Para lembrar um jogo, quanto mais acordes ou notas você acertar, maior a sua pontuação, representada por estrelas. Se for bem nas duas primeiras músicas, tirando uma alta pontuação, o jogo vai sugerir fazer uma “prova de habilidade”: você vai tocar duas músicas, sem a chance de repetir ou ensaiar. Se for bem, o programa permite você pular aquela lição e ir para a próxima. Se for mal, ele continua na lição que você está.

yousician-2

Com esse panorama básico sobre os dois apresentados, já posso ir para o que realmente interessa desse texto.

Se você não sabe nada, vai começar do zero: Yousician. Ele é mais didático e mais prático. E gratuito! O problema de ser gratuito é que ele oferece apenas meia hora por dia de estudo. Para ter mais que isso, só se você pagar uma mensalidade. A mensalidade é em dólares e ela tira essa trava de meia hora, além de permitir você enviar tablaturas de músicas que quer aprender a tocar.

Se você tiver cartão internacional, vai com fé. Se ele não aceitar seu cartão internacional, entre em contato direto com os produtores, eles ensinam um jeito de pagar via paypal, mas só o modo anual (119 dólares). Sinceramente, não vejo a necessidade de pagar, caso você ainda esteja no começo. Meia hora do por dia ajuda bastante e você pode continuar tocando as músicas que já tocou mesmo após o limite de meia hora. A diferença é que o programa deixa de dar o feedback dos seus erros.

Agora, se o básico você já domina e quer ir além, esquece o Yousician e vai para o Rocksmith. O jogo é caro, o cabo é mais caro ainda, mas tem várias músicas legais! Eu fico vendo os vídeos no youtube e penso: porra, um dia vou tomar essas músicas.

Então fica aí a dica. Yousician é o melhor para aprender a tocar guitarra.