Na Noruega existe um canal público chamado NRK. E esse canal possui um programa chamada Pubertet, cuja ideia é passar uma educação sexual para crianças e adolescentes, em uma série de 8 videos que tem entre 5 a 10 minutos. Para entender como se dá a transformação do corpo na puberdade.

Até aí tudo bem, afinal, vários programas no Brasil e no mundo fazem isso. A diferença é que o Pubertet não tem vergonha e mostra tudo. TUDO! Explicitamente eles mostram pênis, vaginas, ânus e afins de uma forma didática. Quer dizer, eu acho que é didática, não sei falar norueguês.

Confira abaixo dois vídeos, o primeiro falando sobre o pênis e o segundo sobre vagina e menstruação.

Particularmente, eu acho isso ótimo. Vejam: não há, de jeito nenhum, uma erotização da sexualidade. Geralmente eu não gosto de ver videos ou programas que tratam disso, pois eu fico constrangido. Não, eu não tenho problemas em ver pênis e vaginas. Fico constrangido com a forma que é explicado.

Lembra na quinta série, quando qualquer menção sobre pênis causava uns risinhos e comentários do tipo “hihihi ele falou ‘pênis'”? Então, eu fico com a impressão de que a qualquer momento vai acontecer isso nos programas. Mas não fiquei com essa impressão no Pubertet. Quer dizer, até sair uma versão com legendas em português.

Mas nada vai superar esse Telecurso 2000: