Huxley Aldous

Até o presente momento, de acordo com meu perfil no skoob, eu li apenas 17 livros. Não é muito se você considerar que entre eles estão 12 graphic novels/quadrinhos.

Até por conta dessa quantidade pífia de leitura e pela falta de atualização, preguiça, faculdade, estresse e outros motivos, meu canal literário tenha sido encerrado ou não.

Temos a imagem fornecida pelo senso comum do brasileiro que não lê. Entendo que não somos uma nação de leitores, mas há cada vez pessoas lendo. E não só best sellers como também clássicos. As pessoas estão redescobrindo os cânones e refinando seus gostos literários. Não há nada de mal em gostar de Harry Potter e Dom Casmurro. Claro que há a diferença do ponto de vista dos estudos de teoria da literatura, mas não é esse o caso. Ah, é mesmo, o assunto é sobre o meu afastamento da leitura.

Eu tenho um péssimo hábito, principalmente com livros que eu acabo gostando muito, de começar a diminuir o ritmo de leitura quanto mais perto do fim. Como exemplo utilizarei o livro Admirável mundo novo. Esse é um livro que se eu não me engano, comecei a ler no final de 2014 para 2015 e até hoje não terminei. Sei que muita gente me considerará maluco (e quem não é?) e que em meu lugar já teria terminado a leitura em uma semana. Tudo bem. Eu terminei Magnus Chase e a espada do verão em uma semana. Só que eu sei que é uma série e que o autor Rick Riordan, mesmo depois de finalizar essa série, escreverá  outra ou o que eu especulo como um grande crossover entre o mundo dos deuses greco-romanos, egípicios e nórdicos. Entretanto, Aldous Huxley não lancçará jamais a continuação de sua obra, até porque ele faleceu em 1963, e eu ainda não sei lidar com a falta daquilo que não terei mais. Acredito que tenho que trabalhar o amadurecimento do meu eu leitor, para que eu possa fruir da leitura no seu tempo, sem correr nem estagnar.

Enquanto isso não acontece, vou capengando de livro em livro e lendo mais de um ao mesmo tempo, tanto para exercitar a mente, quanto para suprir um pouco essa falta que terei de lidar.

E o que você anda lendo? Você tem alguma mania esquisita enquanto leitor?

Até amanhã.