Se você está lendo esse texto, provavelmente já deve saber o que é um podcast. Aqui no Blablaísmo nós produzimos um, a Radiobla, que está na ativa desde 2007. Caso você não saiba, coloco em destaque o que é um podcast.

Podcast é um arquivo de mídia transmitido via Feed RSS (Real Symple Syndication – forma de distribuição de conteúdo online). Essa transmissão recebe o nome de Podcasting. O formato mais comum de Podcast é o áudio, mas isso não exclui outros formatos de mídia.

Essa definição está presente na minha dissertação de mestrado, que você pode ler por completo clicando aqui.

O podcast no Brasil vem crescendo cada vez mais e com uma caracteristica que o diferencia do podcast produzido nos EUA: nós nos importamos mais com a edição do arquivo. Enquanto que lá em terras gringas o podcast lembra mais um programa de rádio AM, aqui no Brasil nós fazemos uma mistura entre o AM e o FM, cuidando mais da edição e tentando deixar tudo mais dinâmico.

Obviamente isso não é uma regra, é só uma observação feita a partir de vários podcasts que já ouvi, além de comentários de outros podcasters. Se você acessar o podflix, por exemplo, vai encontrar vários podcasts com as mais variadas características e temáticas.

Mas onde você, ouvinte, entra nessa história?

Só existe podcast porque existe pessoas que ouvem podcast. E os podcasts só conseguem melhorar porque há uma interação entre quem produz e quem consome. Vocês não são apenas números, não são apenas dados. Vocês são as pessoas que podem, através das redes sociais, falar “ow, então, seu podcast é uma bosta” ou “cara, que podcast sensacional você faz!” e receber uma resposta disso em um espaço de tempo muito curto. Talvez alguns segundos depois que você falou isso.

Conseguem perceber o quão incrível é isso? Essa interação que permite os podcasts melhorarem e ao mesmo tempo deixa mais pessoas animadas para produzir os seus próprios podcasts. Que outra mídia permite isso e com um retorno tão rápido? Por isso muitas vezes pedimos para vocês, ouvintes, deixem um comentário sobre o que ouviram. Por isso pedimos para você compartilhar e divulgar para seus amigos.

Então hoje, dia 21 de outubro, se você gosta de podcasts, divulgue os que você ouve e – mais do que nunca – deixe seus comentários.

Todos os podcasters brasileiros agradecem =)