Carcassonne

Ultimamente venho observando uma nova descoberta dos board games no nosso país.

Mas o que seriam os board games?

Se você já jogou Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida, Scotland Yard, War, entre outros, você já jogou um board game, que nada mais é do que um nome chic para jogos de tabuleiro, assim como cupcake é um nome fresco para bolinho.

O mundo dos jogos de tabuleiro vai muito além do que julga nossa vã filosofia e se mostra um mercado em efervescência no exterior onde há praticamente jogos de quaisquer tipos onde temos como maior premiação para a categoria o Spiel des jahres. E no nosso Brasil varonil, esse mercado está protagonizando uma interessante explosão, com muitos jogos sendo trazidos por empresas novas, como a galápagos, fun box e outros, e empresas arcaicas, como a grow e a devir , que estão começando a se aproveitar dessa nova cena e nos trazem alguns bons jogos. Inclusive, a comunidade de board gamers no facebook é bem agitada e recentemente foi dividida graças aos donos do boardgame nacional, uma instituição tão sinistra quanto obscura que age nos bastidores do… CENSURADO. Ainda temos outro fenômeno muito legal que são os jogos criados exclusivamente por brasileiros e financiados pelos famosos sites de crowdfunding como o recente caso de sucesso: Caçadores da Galáxia que teve mais de 200% de sucesso em seu financiamento.  Ainda podemos destacar os eventos de jogos que acontecem regularmente pelo país onde um pessoal muito legal se reúne para jogar, trocar, vender, barganhar alguns jogos que dificilmente veriam mesa em seu meio social. Um que acontece no Rio de Janeiro e que ainda não tive a felicidade de conhecer é o Castelo das peças, que geralmente acontece no campus da universidade Veiga de Almeida, na Tijuca. Outro aspecto interessante é observar os bares temáticos onde você beberica suas bebidas favoritas enquanto aluga um jogo com sua turma. E falando de aluguel, já temos algumas lojas especializadas em aluguel de board games. Imagine você em dúvida se deve ou não comprar aquele jogo ou se não há nada para fazer em casa e sua galera está entediada, você liga para loja e eles te entregam o jogo bonitinho em sua casa, ou vocês vão até a ludoteca mais próxima de sua residência e levam a diversão do fim de semana.

Agora é só escolher entre as diversas categorias de jogos (como euro, wargame, ameritrash, abstrato etc) e rolar, ou não, seus dados e cair na diversão. Caso tenha dúvidas sobre por onde começar, recomendo o texto do On Board, que dá dicas sobre os jogos mais conhecidos e amados do mundo.