Dentro da sala de aula é normal ouvir várias gírias e palavras da moda saindo das bocas dos alunos. Faz parte da sociedade e tenho certeza que meus professores também ouviam bastante. Algumas você consegue entender pelo contexto em que ela é dita, outras já são mais complicadas.

Como as três que aparecem no título desse texto.

Primeiro quero deixar bem claro que eu já tinha uma ideia do que significa swag. Já vi essa palavra no twitter e tumblr algumas vezes. Pelo o que eu sabia, swag significa estilo. Uma pessoa swag é basicamente uma pessoa faz algo de um modo que chama a atenção, de acordo com o urban dictionary. Como na imagem abaixo, por exemplo.

boss-stairs

Mas, de acordo com meus alunos, swag é se vestir igual ao Justin Bieber, ou outro rapper que se vista dessa forma.

fkga94-l

Swag é usar essa calça cagada aí?

Ou seja, swag não é fazer algo com estilo, é só aparentar ter estilo. O que torna tudo mais chato, já que é muito melhor descer escadas daquele jeito do que parecer um Bieber.

chavoso é a forma como os funkeiros se vestem e se comportam, com aqueles óculos de cores metalizadas, correntes no pescoço e – o principal item – meia na canela. Igual na imagem abaixo.

Qual o coletivo de chavoso?

Qual o coletivo de chavoso?

Só não entendi direito o problema de usar meia na canela. Puxando da memória, a maioria das pessoas usavam meias na canela quando eu era adolescente. A gente só enchia o saco quando a meia estava esticada demais, parecendo meião de futebol. Mas agora – aparentemente – é algo ruim. Ou bom. Sério, foi uma confusão danada em todas as salas quando eu perguntei se chavoso era bom ou ruim. Então fica ao gosto do freguês.

E, por fim, tem o chave. Aí as explicações se dividiram: chave por ser uma abreviação de chavoso ou também pode significar “chave-de-cadeia”. Uma pessoa chave se veste igual a um chavoso, só que chama mais a atenção dos policiais (denunciando todo o preconceito que existe na nossa sociedade, mas isso fica para outro texto) ou é somente preguiça de falar/escrever chavoso.

Confesso que esse último não consegui entender direito qual seu significado e quando usar.

O mais engraçado foi ver alguns alunos e alunas falarem que quando uma pessoa quer ser swag ou chavoso, mas não apresenta todos os requisitos necessários, ela é apenas modinha. O que me deixou mais tranquilo, já que modinha eu sei o que significa.