Semana passada Jack White apresentou algo que possa – talvez – aumentar a procura por álbuns gravados em vinis. Essa novidade recebeu o nome de Ultra LP. Vamos lá, apresentar as novidades:

A primeira está no lado A. Logo de cara, você vai ter que colocar a agulha do tocar no centro do disco. Ou seja, vai fazer o inverso do que é de costume. Se você nunca fez isso, vou te explicar: a agulha é colocada na borda e vai até o centro. No Ultra LP é o contrário, ou seja, vai de dentro para fora. E após a última faixa a agulha volta para o centro, permitindo que esse lado fique tocando o tempo todo.

Já no lado B é possível colocar duas introduções diferentes para a mesma música. Mas somente na primeira faixa. Jack White gravou uma introdução acústica e outra elétrica, aí dependendo de onde você colocar a agulha, vai ouvir uma dessas introduções. Depois as duas se encontram.

Em ambos os lados é possível colocar música escondidas. Já reparou que no meio do vinil tem um papel com as informações daquele lado que você está ouvindo? Pois bem, ele conseguiu gravar algumas faixas ali e você pode ouvir elas, por cima do papel mesmo. Obviamente a qualidade não é a mesma do resto do disco, mas é bem legal.

No lado A há dois hologramas de um anjo. É algo bem simples, mas fácil de perceber sob determinado ângulo e iluminação. Não que isso seja de fato uma novidade, mas não me lembro de ter visto isso ser usado em um disco musical.

Por fim, provavelmente é o primeiro disco que utiliza as três rotações. Uma faixa está em 45 rpm, outra em 78 rpm e de modo geral roda em 33 rpm. O lado A é polido, devido ao holograma, e o lado B não tem esse acabamento.

Todas essas novidades estão presente no novo album do Jack White: Lazaretto. Em italiano, “lazzaretto” é um hospital de leprosos, mas como o album tem um z a menos, não sei se quer dizer a mesma coisa. Será lançado só em junho, então o jeito é aguardar ansioso pelo Ultra LP. E torcer para que isso vingue e mais álbuns use essas novidades.

No vídeo abaixo você pode conferir a explicação das novidades.