Nesta semana tivemos o Segredo de Fátima da Valve

Semana retrasada apareceu um contador no site do Steam, mostrando três circulos. Ou seja, seriam 3 novidades que eles iriam mostrar ou seria Half-Life 3. Bem, na semana passada tivemos as revelações, que foram mostradas na segunda-feira (23/09), quarta-feira (25/09) e sexta-feira (27/09). Todas relacionadas a já conhecida vontade da Valve ir para a sala das casas.

por enquanto só o logotipo do SteamOS

por enquanto só o logotipo do SteamOS. Fonte: Valve.

O primeiro segredo é a revelação do SteamOS, um sistema operacional baseado em linux altamente customizável. A proposta é fazer um sistema operacional compatível com vários hardware e que seja mais focado nos jogos. Além disso, por ser um sistema aberto baseado em linux, fica mais fácil os desenvolvedores e usuários modificarem o S.O. para deixar do jeito que mais te apetece, além de ajudar a resolver os problemas que vão surgir com o tempo.

Exemplos de Steam Machines

Exemplos de Steam Machines. Fonte: Valve.

O segundo segredo está relacionado com o primeiro: o Steam Machines. Um aparelho com hardware customizavel, já com o SteamOS instalado. Uma maquinhinha simpática para você colocar na sua sala, conectar na televisão e se divertir com os seus jogos comprados no Steam. Mas ainda está em fase de protótipo, então 300 unidades serão enviadas para alguns usuários. Provavelmente no começo de 2014 já estará a venda. De acordo com a Valve, o aparelho vai suportar qualquer dispositivo de entrada (teclado, mouse e joystick).

Steam Controller. Fonte: Valve.

Steam Controller. Fonte: Valve.

Por fim, a terceira revelação foi o Steam Controller, um controle para ser usado com a Steam Machine. O que faz todo sentido, claro. O controle é bem diferente do que estamos acostumado a ver: ele possui dois trackpads, uma tela sensivel ao toque e alguns botões. No site deles está explicado como vai funcionar, mas a premissa é que o controle funcione até em jogos que pedem teclado e mouse. Ah, ele também pretendem liberar ferramentas para as pessoas modificarem os controles.

A Valve está apostando alto nessa ideia de sair do computador e ir para a sala dos jogadores. Como ela possui uma grande comunidade, a chance de tudo isso dar certo é bem alta. Ainda mais porque ela está indo devagar, oferecendo o serviço aos poucos. Vai dar certo? Provavelmente sim. Do jeito que a Valve quer? Aí só vivendo mesmo para saber.

ps.: e não foi dessa vez o anuncio de Half-Life 3.