tumblr_le94o3LQMz1qdh7bo

Antes de falar sobre esse álbum, é preciso comentar sobre uma experiencia realizada pela banda.

Em 1997 The Flaming Lips lança um album chamado Zaireeka. Esse álbum  que é melhor ser chamado de experiência sonora, consistia em quatro discos que deveriam ser tocados simultaneamente, pois cada disco tinha apenas uma trilha da música. Mas isso não era uma regra fixa, então você podia mudar essa combinação: tocar apenas dois ou três álbuns  Esse fato, bem inusitado, fez com que a banda percebesse que eles poderiam deixar de lado as guitarras sujas e distorcidas que até então ditava o estilo musical da banda.

Então, em 1999, The Flaming Lips lança o álbum que é considerado, pelos fãs, o melhor trabalho da banda: The Soft Bulletin. É um álbum .. humano. Esperançoso. A banda deixou de lado o estilo alternativo de suas músicas para fazer arranjos mais trabalhados, sofisticados. E com letras de cunho pessoal. Em especial na faixa “The Spiderbite Song”. Steven Drozd quase perdeu o braço devido o uso de heroína e Michael Irvins ficou horas preso dentro do carro após um acidente de trânsito. Também é interessante como esse álbum consegue ser bem acessível  mesmo com as músicas bem trabalhadas, com várias camadas. Fez com que a banda atingisse patamares mais alto e se tornasse uma das mais importantes bandas da Warner, por conseguir manter um público cativo e conquistar novos ouvintes, mesmo com as maluquices do vocalista Wayne Coyne.

A primeira música, Race for the Prize, começa grandiosa, com teclados flutuantes e lotada de reverberação. A Spoonful Weights a Ton é uma daquelas músicas que dá vontade de cantar junto o mais alto possível. Waiting For A Superman explora o fardo psicológico  criado pela condição pós-moderna. Suddenly Everything Has Changed fala sobre aquele momento em que você percebe como sua vida mudou.

A importância desse álbum para a banda é tão grande que em 2011 eles fizeram alguns shows em que tocaram todas as músicas do The Soft Bulletin, na sequência em que elas se encontram no álbum. Altamente recomendado para se ter uma cópia física na sua coleção.

Ficha técnica
Selo: Warner Bros.
Produção: Flaming Lips e Dave Fridmann
Duração: 58:26
Quantidade de faixas: 14
Ano de lançamento: 1999