Essa TAG eu tinha visto ano passado uma porção de canais literários respondendo, mas não fazia parte dos meus planos.

Assistindo os vídeos do Cabine Literária e do Ler ou não ler eu fiquei com vontade de responder também e então aí vai.

 


E aqui estão eles:

Ganância: qual é seu livro mais caro? E o menos caro?

O mais caro é um livro que comprei à pedido dos meus professores na faculdade: História concisa da literatura brasileira. Um livro de cabeceira para quem estuda literatura. O mais interessante é que você pode lê-lo tanto continuamente quanto em pequenas doses, quando necessário para alguma pesquisa.

Já um dos mais baratos foi o Robô Comando, um daqueles livros-jogos de RPG que você tem de ir lendo e em determinadas situações você escolhe o destino do personagem, indo de uma página à outra. Muito divertido. Até hoje meu favorito é A cidadela do caos, bem dungeons & dragons.

 

Ira: com qual autor você tem uma relação de amor e ódio?

Eu e a Susanna Clarke não nos bicamos. A respeito, mas não vou com a cara dela. Ela demorou dez anos para escrever esse livro, nada mais justo eu demorar dez anos para lê-lo. Brincadeiras à parte, o livro até que é bem interessante, mas se tornou um pouco enfadonho. Muita descrição e a história era interrompida pelos superdetalhes das localidades. Mas acho que era uma questão de estado de espírito, talvez eu não estivesse pronto para o livro. Esse ano tenho plano para concluir a leitura.

 

Gula: que livro você devorou sem vergonha alguma?

Um dos livros que li bem rápido, para os padrões de uma pessoa normal, foi A estrada da noite do Joe Hill. Um thriller cheio de ação e suspense. Muita gente amou, muita gente odiou. Creio que com o filho do Stephen King é oito ou oitenta.

 

Preguiça: qual livro você tem negligenciado devido à preguiça?

Assassin’s Creed Renascença é um livro bom, não se engane por eu estar lendo desde outubro, é que tive outros livros que estavam finalizando séries e ebooks interessantes. De qualquer forma é um bom livro que já já acabo e faço resenha.

Orgulho: que livro tem mais orgulho de ter lido?

Os Lusíadas. Preciso dizer algo mais? Já se tornou um cânone da literatura universal. Um poema épico que conta as desventuras do homem contra o mar em busca de descobrir novas rotas marítimas para as índias.

Luxúria: quais atributos você acha mais atraentes em personagens masculinos ou femininos?

Personagens seguros de si, com sentimentos bem definidos, quanto mais bem construído melhor.

Inveja: que livros você gostaria de receber de presente?

Gostaria muito de ganhar dois livros.

Eden 4 e Ouro, fogo & megabytes. O primeiro reúne contos de ficção científica e o meu favorito é o primeiro que dá o nome ao livro. O outro é uma história infantojuvenil que mescla tecnologia e folclore brasileiro.

Até amanhã.