nervo ciático ou nervo isquiático é o principal nervo dos membros inferiores. Ele controla as articulações do quadril, joelho e tornozelo, e também os músculos posteriores da coxa e os músculos da perna e do pé.

O nervo ciático é o mais longo do corpo humano – liga o hálux à região lombar –, mas a fama não vem de seu comprimento, e sim da dor causada por ele, a ciatalgia, que atinge cerca de 15% da população e pode causar muito desconforto. Como o ciático é responsável pela inervação dos membros inferiores, a dor pode ocorrer em vários lugares; os mais comuns, no entanto, são a região glútea posterior, o dedão do pé e a face lateral da coxa e da perna.

Essa explicação é para dizer que desde a segunda metade de janeiro até agora (data de publicação deste post) eu tenho tido sessões de fisioterapia. Primeiro para resolver uma inflamação no trápezio esquerdo e também umas dores no meu nervo ciático. Sim, nervo ciático, aquela coisa que seu avô ou avó vivem reclamando. Não sei para vocês, mas isso me soa como doença de velho. Nada contra os velhos, eu até tenho uns na minha familia. Eu até irei virar um!

Ah, a inflamação no trapézio foi solucionada, a humanidade pode dormir tranquila. Por enquanto.