Esse dia eu tava cansado pra cacete, voltando de Araruama cabeludo e pensando sei lá o quê.

Se tem uma coisa que ao longo dos anos eu me acostumei e acabei pegando gosto, foram as viagens de ônibus.

Nunca fui muito abastado para andar de avião e os lugares para onde vou não são tão distantes.

Também há as viagens urbanas, ir para a faculdade, trabalho, shopping, visitar família nas cidades limítrofes. Muitas dessas viagens duram em média de 30 min à 1 h. Tempo mais do que suficiente para fazer, principalmente, 4 coisas que adoro.

1 – Ler: Muitos dos livros que já li se devem ao tempo que eu “perdia” no trajeto que eu fazia para meu trabalho na zona sul do Rio de Janeiro, o trânsito é uma porcaria e o ônibus dá a volta ao mundo (quem pega o 435 sabe do que falo). Sempre ouvi a história, que não comprovei se é verídica, de que isso pode ocasionar descolamento da retina. A minha continua coladinha aqui, pelo menos eu acho.

2 – Escutar música: Podemos incluir aqui, também os podcasts. Eu como um amante da música, fico louco se passoum dia sem ouvir música, imagine então uma viagem monótona antes de pegar no sono e não ter mais cabeça para ler nada. A música serve também como um tipo de preparatório pra soneca.

3 – Viajar (no sentido figurado): Olhando a paisagem, ou os prédios e construções passando, me pego a pensar na vida,no dia que está passando. Penso em um bocado de coisas, faço planos e um monte de coisas que algumas pessoas pagam analistas para fazer.

4 – Dormir: Essa é a melhor e mais fácil opção dentro de um ônibus, pelo menos para mim, pois aquele barulhinho, aliado ao balanço característico dos ônibus me embalam ao mundo dos sonhos. Só aconselho dormir em ônibus se você já conhece bem o trajeto de seu ônibus, motivo: Passar do ponto. Fora as vezes que quase passei do ponto da minha casa, teve algumas vezes bem terríveis que quase me dei mal por ser um soneca, na última visita que fiz à minha digníssima namorada, quase fui parar na cidade seguinte, graças ao despertador do celular pude controlar o horário.

Com essas 4 simples ações eu otimizo o tempo que seria desperdiçado, seja obtendo cultura, colocando as ideias no lugar ou colocando o sono em dia.