Um dos problemas em explicar politica é que as regras desse jogo não claras o suficiente, diferente de um jogo de futebol, por exemplo. Assistindo uma partida já é possivel entender o jogo. O mesmo não se aplica à politica: você não entende em apenas uma eleição. É preciso prestar mais atenção, sabe como funciona essa máquina que anda tão deficiente no Brasil.

E é nessa tentativa de deixar a politica mais compreensível para todos que o jornalista Marcelo Soares criou o projeto Tome Conta do Brasil, juntamente com a MTV Brasil. Algo que realmente presta nessa emissora que um dia já foi boa…

Neste ano, quando começou a cobertura eleitoral, ele teve a ideia de escrever os roteiros de um personagem, inspirado no Anakin Skywalker, que mostrasse em quadrinhos como os políticos correm o risco de passar pro lado negro da Força. Ele chamou o Flavio Soares (Papo de Gordo) pra cuidar da arte.

Os dois misturaram política com humor e um monte de referências nerds (Star Wars, Monty Python, Os Supremos e até mesmo da política e do futebol) pra ver no que dava. O projeto original era mais longo e menos engraçado, mas o Flávio trouxe uma linguagem gráfica poderosa.

Um exemplo aí abaixo:

Recomendo a visita, acessem sempre e comecem a entender as regras desse jogo chamado politica brasileira.