Quando somos crianças ouvimos nossos pais falarem fecha essa torneira! ou não demore no banho! para economizar na conta de água. Naquele tempo era mais por motivo economico do que ecologico.

Hoje a história mudou. Afinal, para sair água da sua torneira, foi preciso retirar a mesma de um rio. Ou lago. Ou de qualquer lugar que tenha água. E, geralmente, nesses lugares  há vida dentro dessa água.

Foi pensando em fazer as pessoas refletirem sobre seus desperdicios que o designer chinês Yan Lu criou a pia Poor Little Fish (Pobre Peixinho). A idéia é simples e bacana: A água do aquário diminui enquanto você lava suas mãos. Se você demorar muito, vai praticamente esvaziar o aquário e matar o pobre peixinho.

Calma que você não estará limpando suas mãos com a água que o peixe cagou. A água do aquario fica em outro compartimento e ele não esvazia completamente a água, matando o pobre peixe. Mas aposto que vai assustar a pessoa com a remota idéia de matar o coitado. O esquema abaixo mostra como funciona.

É uma idéia simples e que ajuda a refletir sobre a preservação desse mais que importante recurso natural que nosso planeta precisa para que aconteça a manutenção da vida.

via Planeta Sustentável