Devo confessar aqui que acho chato demais alguns dvds sobre a turnê de uma banda. Pois várias vezes é apenas um amontoado de imagens intercalada com o show. E também, quando a banda vai falar de si, parece que eles estão lendo um roteiro. Ou seja, acaba sendo um dvd que você deixa rodando no aparelho mas nem presta atenção.

E foi com esse receio que comprei o Ashes of American Flags, do Wilco. E ainda bem que esse dvd é exatamente o contrario de tudo o que escrevi no paragrafo acima. Mas antes de falar dele, vamos as especificações técnicas. O dvd foi filmado por Brendan Canty e Christoph Green, registrando momentos da banda durante a turne do album Sky Blue Sky (2007). Foram registrados os shows nas cidades de Tulsa, New Orleans, Mobile, Nashville e Washington.

São mostradas treze músicas durante o registro e como bônus tem sete músicas e o título do dvd remete ao melhor album da banda: o Yankee Hotel Foxtrot.

O dvd já começa com a faixa que dá nome a esse registro (Ashes of American Flags). Porém, é reigstrado enquanto eles estão fazendo a passagem de som e é intercalado com cenas das cidades que eles foram passando. Tudo isso captado de um modo muito bonito e até sincero, ao mostrar a beleza que existe nas cidades, mas que nossos olhos acomodados não percebem na maioria das vezes.

E nos momentos em que a banda fala de si – seja sobre o som, seja sobre os integrantes – percebe-se que são depoimentos e confissões sinceras, nada artificial. E os diretores souberam, com maestria, colocar esses depoimentos em momentos certos.

E os shows são um detalhe a parte: mostra que Wilco é uma banda que realmente gosta do que faz. Ao contrário de muitas outras, que você fica com a impressão de que estão fazendo turnê simplesmente por motivos contratuais.

O único porém que, mesmo lançado pela Warner em terras brasileiras, o dvd não vem com legendas. Então, se você não possui muito conhecimento da lingua inglesa, não vai entender muito bem os depoimentos, seja da banda, seja dos fãs. Mas isso é um pequeno deslize que não compromete em nada a obra final.

Enfim, Ashes of American Flags ultrapassa a categoria de “registro banal de turnê de banda” para se tornar realmente um filme, mostrando porque a Rolling Stones considera uma das mais interessante bandas de rock que existe.