Minha pequena contribuição para o Dia Mundial do Rock. Se bem que rock é todo dia. Essa minha lista foi modificada várias vezes, e acho que consegui chegar num resultado mais próximo do ideal.

Só deixando claro que sãos os momentos que eu acho importante. Caso você tenha mais sugestões, deixe nos comentários.

1 – Beatles Rooftop Concert

beatles

A melhor banda de rock que já pisou neste planeta não podia terminar com um simples show em um clube ou estádio. Não faria sentido, não combinaria com o estilo da banda. Então, 30 de janeiro de 1969 é a data exata do último show dos Beatles, executado e filmado no telhado do prédio da Apple Studios. O show teve apenas 40 minutos e não teve todo o setlist tocado devido a intervenções da polícia.

Isso sim é acabar uma banda em grande estilo.

2 – Raul Seixas e Marcelo Nova gravam A Panela do Diabo

raul e marcelo

Marcelo Nova foi taxado, e ainda é, de oportunista neste álbum. Não vejo desse modo. O Nova foi responsável por trazer Raulzito de volta e fazer o que ele sempre fez de melhor: rock de qualidade.

Por causa dos exageros das drogas, Raulzito estava jogado. Seu tempo áureo já tinha ido, as mulheres já não gritavam mais. Marcelo Nova, mostrando uma amizade sincera, o tirou disso e o resultado é esse fantástico álbum, um final que Raulzito merecia. Gravado em 21 de agosto de 1989. Sempre me emociono quando escuto.

Recomendo ouvir Banquete de Lixo. É o modo como Raulzito viu o seu fim. Não é a toa que ele foi o gênio do rock nacional e é adorado até hoje.

3 – Woodstock

woodstock

O festival de rock mais importante de toda a história da humanidade. Não preciso dizer mais nada.

Ah, preciso sim: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Santana, The Who, Joe Cocker…

4 – O surgimento da guitarra eletrica

guitarra

A guitarra como conhecemos hoje em dia foi concebida por Adolpf Rickenbacker e George Beauchamp nos idos de 1920. O primeiro modelo popular foi o ES-150 (Spanish Guitar 150) da fábrica Gibson, de 1936. Por 150 dolares o músico levava a guitarra, um amplificador e um jogo de cordas. O primeiro guitarrista reconhecido por mais de três pessoas foi Charlie Christian (1916-1942), jazzista atuante nos EUA.

Desde lá, entre distorções, técnicas mirabolantes e usos indevidos, o estrago foi cada vez maior.

5 – Os Mutantes e suas descontruções

mutantes

Muitos dizem que na verdade o Sepultura é a banda brasileira de rock mais conhecida no exterior, mas nessa minhas buscas musicais, estou percebendo que Os Mutantes tem influenciado mais bandas do que eu imaginei.

Olha o que o jornalista Will Hodgkinson disse sobre Os Mutantes: a banda era formada por adolescentes brasileiros do LSD que desconstruíram os Beatles e reconstruíram novamente, de forma errada.

5,5 –  O encontro dos Beatles com Bob Dylan

beatles_bobdylan

Essa foi sugerida por Rob Gordon e concordo com ele.
“Porque foi conversando com ele que os Beatles entenderam o valor de compor as proprias letras, e a partir dai, as letras deles ganham uma profundidade que não tinham antes, especialmente com o Lennon, e especialmente com You Got to Hide Your Love Away. Os Beatles eram fãs do Bob Dylan e vice-versa, mas o encontro alterou mais os Beatles”.