Que o Twitter virou febre, todo mundo sabe. O Brasil já é o 5º país com mais usuários, de acordo com os criadores do Twitter. Marcelo Tas (@marcelotas) já foi a pessoa com maior numero de seguidores, perdendo agora para Mano Menezes (@manomenezes) e o Fantástico (@showdavida).

A febre é tão grande que já existem vários perfis fake. Perfil fake são contas criadas para fingir ser alguem. O mais famoso no Brasil é o do Vitor Fasano (@vitorfasano). O Twitter já está marcando seu lugar na internet, principalmente depois do caso Aston Kutcher x CNN.

Ok. Mas aí começaram os mimimis. Pois, para os descolados, cool e pessoas que estão sempre antenadas no hype, o problema de uma rede social como o Twitter ficar famoso é um: a vinda do povão.

Exactamente! Assim como aconteceu com o orkut. É só ficar famoso que pronto, lá vem o povão estragar. Eles só esqueceram de ver o seguinte: tal qual o orkut, no twitter você segue quem você quiser. No orkut, você vira amigo de alguem somente se você quiser, não precisa adicionar todos. No twitter, a mesma regra, só que a diferença é que você não precisa seguir todo mundo que te segue.

Mas vamos deixar os mimimis de lado e mostrar que, como aconteceu no orkut, várias ferramentas surgiram e deixaram o Twitter mais interessante. Além do fato de mais pessoas ingressarem, claro. Numa rápida pesquisa ao Pai Google de Oxum, faço aqui uma lista de ferramentas que eu acho que vale a pena.

Twitbin – um plugin para firefox. Ele adiciona um botão bem discreto no rodapé do firefox. o TwitterFox faz a mesma coisa, só que tem uma interface diferente.

Twitterholic – serve para mostrar os 100 maiores usuários do twitter. É uma fusão das palavas twitter e workaholic. Você também pode pesquisar seu nome e ver sua colocação geral e a da sua região. De acordo com o site, eu sou o primeirão da minha região. =D

Buytter – só serve para você “comprar” perfis. É a ferramenta mais orkut que eu achei. Fazer mimimi não adiantou nada.

Twittermap – serve para localizar no mapa onde está algum usuário. E só.

Sms2Blog –  neste serviço você cadastra seu numero de celular e aí pode atualizar seu twitter através de sms. Vale a pena, se você quer “tuítar” e está longe do pc e seu celular não navega na internet.

Twitpic – você pode compartilhar fotos. Muito bom!

Claro que existem trocentos serviços que usam o twitter e um outro numero de serviços que possibilitam integrar o twitter à outro serviço. Selecionei os que eu achei que valem a pena, mas esteja livre para sugerir outros.

E você também pode ouvir a Radiobla que fizemos sobre o Twitter. Fica esperto que em breve vai ter outra edição.