O problema em morar no interior do estado e estar relativamente longe da capital é que muita dos acontecimentos culturais estão… na capital!

Cinema, teatro, música… certas cidades são pobres nesse quesito. Por isso projetos como o Viagem Cultural, que ocorre todo ano em Rio Claro, são sempre bem-vindos. É uma maneira de levar para a população algumas atrações culturais – e gratuitas – que você encontra com facilidade nas capitais.

Claro que a cidades médias e pequenas com uma produção cultural absurda, mas esse não é o caso de Rio Claro e muits outra cidades. Por isso, tal qual foi a minha surpresa quando, em meu celular, aparece uma mensagem do Arthur: “Show do André Abujamra, sexta-feira, no Sesi. Vamos?”

Impossível dizer não. André Abujamra, caso você não conheça, é um músico (e ator?) da banda Karnak, Os Mulheres Negras e alguns cds em carreira solo. Suas músicas geralmente são cheias de misturas de ritmos e as letras são muito boas, com uma sonoridade que casa perfeitamente com a música, sem parecer ser chato (algo que o Arnaldo Antunes não consegue fazer).

Minhas expectativas eram altas. Afinal seria como assistir Karnak, mas com músicas bônus e faltando alguns integrantes da banda. É o tipo de situação em que sempre achei que teria que ir para São Paulo para presenciar.

Eis a nossa surpresa, quando entramos no teatro do Sesi: um palco limpo, sem decorações. Apenas uma guitarra, viola e violão, um bumbo, um surdo e três cadeiras. Três? Mas as músicas dele geralmente possuem vários elementos. Cadê o resto da banda de apoio?

E quem foi que disse que precisava? Acompanhado de João Egashira e Melina Mulazani, André Abujamra deu um show de música e humor. Sempre conversando e contando histórias entre uma música e outra, tornando assim o show mais intimista do que já é. Pois o teatro é pequeno, então era poucos lugares disponiveis.

Alias, vale aqui salientar que André e Melina fizeram um dueto sensacional na música Elevador, que é uma música romântica com uma concepção diferente. Coisa de casal que se dá bem. E o João fez um solo de violão de fazer cair o queixo.

Após o show, conversamos com o Abujamra e ele permitiu que a gente colocasse aqui um trecho do apresentação, além de um recado gravado especialmente para o blog.

0327_202009

0327_204041

0327_211647

0327_215105

Posso garantir uma coisa: todas as 226 pessoas presentes sairam satisfeitas. Nada como uma boa apresentação para melhorar seu dia ou sua semana.

MYSPACE André Abujamra

PS.: um dos momentos hilários foi justamente o André resolveu pegar no pé de uma amiga nossa que estava ali, do nosso lado. Nunca mais ela vai errar palmas. =D