Se considerarmos como blogosfera todo o conjunto de blogs, então elitesfera seria todos os blogs famosos que existem. Como elitesfera é uma palavra feia e ridicula, vamos considerar o conjunto de blogs famosos como conjunto de blogs famosos.

E a verdade é que esses blogs são muito chatos. Todos são muito parecidos, com seus vários posts pagos e afins. Vivem de acessos e fazem praticamente tudo para alcançar isso. Fazem uso de textos simples, humor fácil. Nem preciso citar nomes, pois você deve conhecer vários. Claro que existem as exceções, mas são Hoje é Dia de Maria em um mar de novelas.

Porém, entretanto, todavia, existe toda uma gama de blogs que estão pouco se lixando para isso. São blogs pessoais, de poesias ou qualquer outro assunto. E é dentro dessa gama que eu incluo um grupo chamado Indie Blogs.

Indie, termo inglês, é uma abreviação para independent. Muito usado nas artes, principalmente em música. Em um modo leigo, indie blogs são aqueles que não possuem o rabo preso.

A aparência geralmente é simples, muitas vezes usando um modelo pré-definido blogspot ou wordpress. Seu grande diferencial são os textos. O blogroll, ou sua lista de links, são curtas e para sites com estilo parecido. Ok, os temas geralmente são sobre cinema, música ou arte. Os donos desses blogs, na sua maioria, possuem realmente um estilo de vida indie. Não estou dizendo que são  esteriotipos, preste atenção.

Logo no final do texto eu fiz uma relação de alguns blogs que são exemplos do que eu chamo de indie blog. Você não precisa, necessarimente, concordar comigo. Talvez nem deva concorda comigo. A lista é grande, mas eu dei preferência para poucos e desses poucos, os que definem melhor.

Canalhismo Fantástico
Da Década!
Monte de Nada

Quanto mais conheço esse blogs, mais eu me afasto do ditos grandes e mais gosto da blogosfera.