Você sabe a diferença entre fã e fanático?

Segundo o nosso amigão Aurélio, fã é todo(a) admirador(a) exaltado(a). Ou seja, toda pessoa que gosta bastante de algo ou alguem. Já o fanático é alguem que tem grande dedicação ou amor por algo ou alguem. Olhando assim, superficialmente, não existe diferença entre fã e fanático, certo?

Errado.

A diferença é que o fanático é um idiota. O fã, por mais que goste ou admire algo ou alguem, sabe aceitar a critica de alguem que não é fã da mesma coisa que ele. O fã sabe argumentar e aceitar as opiniões contrárias. Pois ele reconhece os erros daquilo que ele tanto gosta. Vou me colocar de exemplo: sou muito fã de Van Halen. Sei quais são as músicas boas, quais são as ruins e apesar de gostar muito da banda, sei e reconheço que ultimamente só tem saído porcaria.

O fanático não aceita críticas. Não aceita piadas, não aceita contradições. Ele é o correto e ai de quem contrariar. Na maioria das vezes, para não dizer todas as vezes, o fanático não sabe argumentar e logo parte para a agressão verbal, quiça fisica. É ou não idiotice?

Por causa de fanatismo, tantas guerras, tantos conflitos já aconteceram e ainda acontece.

Ok, você pode ser perguntar “mas por que raios você está falando sobre isso, cara?”. Porque recentemente tive uma mostra de quão fanático e ridiculo as pessoas podem ser.

O meu broda Rafa Barbosa fez um post com uma noticia sobre um tal de Jonas Brothers. Particularmente, nunca ouvi. Nem vi. Mas fiz uma pesquisa rapido no google e li que eles são a bandinha do momento. Parabéns para eles. E que eles usam um tal de anel de pureza. Isso significa que eles vão se guardar até o matrimonio. Algo parecido com o que a Sandy faz, mas sem anel. Só que a Sandy já casou e continua virgem.

No post do Rafa, os Jonas Brothers foram encontrados fazendo exatamente o oposto do que pregam. Claro que a noticia é falsa. Tanto que quando você clica na fonte da noticia, aparece o site do Mercado Livre. Talvez tenha sido só eu, mas percebi uma ironia no texto. Pode ser que tenha sido apenas eu, já que é ironico pregar a castidade no país cuja industria de filmes pornográfico/erotico já deixou Hollywood para trás, em termos de rendimento financeiro.

Mas o que realmente interessa aqui são os comentários. É a prova de que o fanático não sabe argumentar. Ainda mais quando você provoca.

Acredito eu que esses tais de Jonas Brothers merecem fã melhores. Todo artista merece fãs decentes, que saiba admirar na medida certa. Sem fanatismo.