Eu já disse, e volto a repetir: não foi apenas a Piada Mortal a inspiração para o roteiro. Teve também O Longo Nessa história podemos ver o surgimento de uma amizade entre Batman e Dent.

Por quê? Porque Dent pode fazer sem máscara aquilo que o Batman não pode. Batman pode prender bandidos, mas Dent pode leva-los para a Justiça, serem julgados por seus crimes. Ao mesmo tempo, Batman pode cruzar linhas que Dent não pode. A mini-série deixa isso claro.

No meio disso, surge um assassino chamado Feriado. Ele ataca somente em feriados e somente pessoas ligadas a Máfia. Isso cria uma guerra em que não dá realmente para saber quem é o assassino. Pode ser qualquer pessoa mesmo.

Essa mini-série vemos um Batman realmente detetive, onde não sabe até que ponto ele pode confiar em alguem e a inserção de vários inimigos do Batman. Coringa, Mulher-gato (que não dá para saber se ela está atrapalhando ou ajudando), Espantalho, Charada, entre outros. E também vemos a mudança gradual de Harvey em Duas-Caras.

Onde O Longo Dia das Bruxas encontra o Cavaleiro das Trevas

No filme vemos realmente uma máfia muito incomodada com Harvey Dent. Vemos também o surgimento do Duas-Caras. Mas claro que existe muito mais de A Piada Mortal no filme.

No filme, podemos ver a relação entre Batman e Dent. Como Batman fica feliz de existir um Harvey Dent, e com isso a possibilidade de um dia Batman não precisar mais existir.

****** Se você está lendo até aqui, cuidado com o spoiler que vai ter agora! Pule o final e vá direto para os comentários ******

O filme não deixa totalmente claro que Harvey/Duas-Caras morreu. Deixa brechas para usar novamente o personagem em uma continuação. Pode ser que O Longo Dia das Bruxas seja usado numa continuação, já que a máfia ficou completamente desestabilizado, o que possibilita uma guerra pelo controle do submundo.

Eu espero que não seja usado. O final deixa claro que o Batman vai ser perseguido no próximo filme e só existe uma pessoa que pode fazer isso, em todo universo DC: SUPERMAN. E se isso acontecer, vai ser foda-pra-ca****o!