Toda semana eu recebo um email dizendo que fulano de tal me convidou para fazer parte de alguma rede de relacionamento. Deleto sem dó nem piedade. De rede de relacionamento, já me basta o Orkut.

Porém, entretanto, todavia, conheci o famoso Facebook. Conheci logo após ter deletado meu antigo perfil no Orkut. Meses depois, voltei para o Orkut, mas continuei no Facebook. Por isso, resolvi fazer um post mostrando as principais diferenças entre os dois.

O orkut surgiu em 2004, criado por um cara de nome estranho chamado Orkut Büyükkokten (e egocêntrico também). No começo era assim: só entrava quem era convidado. Ou seja, você criava a sua rede de relacionamento, podia conhecer os amigos de seus amigos e assim por aí em diante. Também pode criar comunidades (algumas úteis outras completamente inúteis). No começo era bom… até o orkut abrir totalmente suas portas e ser completamente dominado por brasileiros. Alias, existe tanta coisa inútil no orkut que criaram um blog só para mostrar as tolices que acontecem lá!

Ok, não foi tão ruim assim. Mas começaram a surgir tantos perfis fakes, spams e floods que o Orkut encheu o saco. E de muita gente: tanto que surgiu o termo orkuticidio! Era quem apagava o perfil, perdendo todo e qualquer contato/scrap que possuia. Eu, que me orgulhava de ser parte da galera das antigas (que foi convidada em 2004) cometi orkuticidio também. Perdi algo em torno de 800 contatos, além de ótimas mensagens. Voltei recentemente. Mas tem poucas pessoas e dificilmente adiciono alguém. Só os que valem a pena manter contato! =D

O Facebook foi criado também em 2004, mas era restrito apenas para quem estava em faculdades ou universidades. O maluco que criou essa rede se chama Mark Zuckeberg. Em algum momento da história, que não sei quando, permitiu que qualquer pessoa entrasse. Ao contrário do orkut, não virou febre no Brasil. Provavelmente não vai acontecer isso, pois é um pouco complicado de entender sua dinâmica. Mas depois que você entende, percebe que a única graça do Facebook são os pequenos aplicativos que é possível criar. Existe vários aplicativos, desde para mandar abraços até os para jogar war.

Brasileiro é minoria no Facebook. Tanto que não existe uma versão em português. E, dependendo da sua conexão (e do seu pc), ele demora um pouco para carregar.

Na dúvida, tenha tanto o Orkut quanto o Facebook. Nunca se sabe, não é? E se por acaso você me achar no Facebook, pode adicionar. Lá não tem crise. =D

E antes que alguem venha encher o saco, saiba que essa analise é puramente superficial. Se quer detalhes mais técnicos, clique aqui e/ou aqui e seja feliz.