Depois que postei sobre essa idéia estadunidense de um sindicato dos blogueiros (vide post abaixo) e o quão ridículo seria isso, aqui em terras tupiniquim, fiquei com uma pulga atrás da orelha.

O que é um blogueiro? O que é um blog eu sei, mas qual seria a definição de “blogueiro”. O simples fato de se ter um blog me torna blogueiro? Uma analogia, não sei se correta, é a seguinte: o fato de possuir uma carteira de habilitação me torna motorista? Há pessoas que são habilitadas mas não dirigem. Elas também são motoristas?

A adolescente que cria um blog para ser um diário virtual, o jornalista que faz do blog uma ferramenta para escrever sem influências da mídia tradicional, o estudante de marketing que comenta sobre as novas tendências da publicidade/marketing, o rapaz que traz as últimas noticias sobre o seu time do coração, a senhora que publica seus poemas em um blog, entre outros tipos de blogueiros. Todos eles são blogueiros? Se eu responder que todos são, existe alguem que seja mais blogueiro ou menos blogueiro?

Seria eu tão blogueiro quanto o Carlos Cardoso, por exemplo. Ou cada um cria sua própria concepção? Se for assim, na minha concepção, uma pessoa que cria um blog e oferecer links para pirataria não é um blogueiro.

Em que ponto você sai do “eu tenho um blog” e entra no “eu sou um blogueiro“? É determinado a partir do pageviews, links, influência do seu blog?

Vejam que em nenhum momento eu tentei definir o que é um blogueiro. Nem sei se eu posso me considerar um blogueiro. Justamente por não saber definir. Não havia pensado nisso ainda. Agora sei que vou carregar essa dúvida por um bom tempo.

Espero a opiniões de vocês.