Dizem que o bolo originou-se na Grécia. Isso é verdade. Agora, falar que ele foi uma criação dos deuses já é mentira, balela, história-para-boi-dormir.

“O primeiro bolo foi criado na Grécia Antiga para homenagear Ártemis, Deusa da Caça. Naquela época, as velas colocadas em cima da massa representavam o luar que, de acordo com a mitologia, era o instrumento da Deusa para proteger a Terra”.

Isso é tão falso quanto uma nota de trinta reais. Na verdade, ele foi criado por Tia Anastássias, famosa cozinheira daquela época. Só que o bolo era algo quase, mas não completamente, diferente de como a gente conhece. Era uma massa disforme. O povo só gostava porque combinava que uma beleza com vinho. Ou qualquer outro líquido que ajudasse a fazer aquela massa descer garganta abaixo.

Sabe quando alguem te promete algo e não cumpre. “Fulano de tal me deu bolo!” Geralmente a gente fala isso quando marcamos um encontro e uma das pessoas não aparece. Adivinha onde surgiu essa frase! Grécia, de novo! Eles falavam isso quando alguem dava um bolo, mas esqueciam do líquido para ajudar a descer aquela gororoba. É sério!

Já na Idade Média, numa região em que séculos mais tarde seria a Alemanha, o bolo era usado em festivais conhecido como Kinderfest. Foi de lá que surgiu o kinder ovo, mas até agora ninguem descobriu se isso tem alguma relação com bolo.

E agora o bolo tem uma importante mundial, quiça universal. Principalmente com o capitalismo. Usamos trigo argentino para fazer um singelo bolo de cenoura. Quer maior união de povos do que isso? Imagine o tradicional chá-das-cinco dos ingleses. Vocês acham que eles apenas bebem chá? Que isso! Tem um pedaço de bolo junto. E geralmente usam uma receita francesa.

E como sabemos, bolo é sobremesa. Não podemos viver apenas de sobremesa. Precisamos de uma refeição principal como desculpa para a sobremesa. E foi aí que surgiu a lasanha.

A lasanha é uma das poucas coisas do mundo que não surgiu na Grécia. Ele é uma invenção italiana. Eles já tinham enjoado de macarrão todo dia. Até que Mário e seu irmão Luigi, dois cozinheiros desastrados, deixaram o macarrão passar do ponto. Criou-se uma massa estranha, que eles pegaram, amassaram, colocaram molho, outra camada dessa massa, mais molho, queijo e pronto: uma cagada que deu certo.

Segundo boatos, os ingleses é que inventaram a lasanha. Mas eles negam. Alegam que nunca inventariam algo que não combinasse com o chá.

Hoje a lasanha é tão famosa quanto o bolo. Quase todo mundo fala que gosta de lasanha. É até clichê. Se você olhar em alguns perfis no orkut, vai ter alguem que escreveu que gosta de lasanha. Existe até blog que tem lasanha no nome! E de abobrinha!


The Master e Vanessa Lee: agora é a vez de vocês realizarem esse desafio em seus respectivos blogues. Vocês terão que desafiar as pessoas a sugerirem temas!